Medalha de Mérito – Cidade de Évora
A gastronomia, um dos mais representativos elementos do patrimonio cultural de uma região, desempenha em Évora uma função acrescida, pois não só constitui um ex-libris do turismo local, como é um dos principais suportes da economia local.
Nesse sentido, também este ano a Câmara Municipal de Évora não poderia deixar de agraciar os simbolos maiores da gastronomia eborense, os restaurantes, e fá-lo seleccionando uma mesa que tem elevado ao seu mais alto posto os sabores e os saberes da cozinha tradicional: O Restaurante Luar de Janeiro.
Há muito reconhecido, e já bastante premiado, no panorama local, regional e nacional, e procurado tanto por portugueses como por estrangeiros, este restaurante tem recebido dos críticos e da imprensa da especialidade rasgados elogios:
“Restaurante único na modéstia das suas instalacoes e na excelência da sua cozinha”; “Os Prates, magos do Luar de Janeiro”; e “ (…) uma das melhores eleições do Alentejo”, são alguns dos louvores atribuidos a esta casa, situada numa recatada artéria do centro histórico da cidade com o mesmo nome, a Travessa do Janeiro.
Gerido por André Martinho Prates e Olívia Prates, que também num mês de Janeiro, há 37 anos, lhe abriram as suas portas, este restaurante era antes uma taberna. E quando o casal toma posse do estabelecimento há uma tendência para continuar com os petiscos, de entre os quais ressaltavam os passarinhos fritos, as pataniscas, ou os caracóis, mas a experiéncia e o engenho culinario de Olívia depressa transformaram esta tasca num soberbo restaurante.
André Martinho Prates era antes um homem dedicado aos trabalhos do campo, mas a sua esposa já antes passara pela cozinha da Casa de Ervideira, dai talvez a divisão de tarefas que se instalou entre os dois e que ainda se mantém: ele ficou encarregue das compras e do atendimento dos clientes e ela ficou a manejar a cozinha.
O resultado desta parceria está hoje à vista: o Restaurante Luar de Janeiro prima, sobretudo, pela extrema qualidade dos pratos servidos, sendo-lhe ainda apontadas notas muito positivas no que se refere a criteriosa escolha dos produtos confeccionados e a diversificação do cardápio de acordo com a época do ano. Se as migas e as carnes de porco são escolhas típicas do lnverno, no Verão imperam pratos com produtos da estação, como a Sopa de Tomate, e na Primavera vêm para a mesa as Sopas de Beldroegas e os Ensopados. A docaria, essa presente todo o ano, é ainda outra iguaria que distingue este restaurante.
Pela sua importante, longa e ininterrupta carreira na área da gastronomia regionalista, decidiu a Câmara Municipal de Évora atribuir ao Restaurante “Luar de Janeiro”, a Medalha de Mérito Municipal – Classe Prata.